CTMG - Cadastro Técnico Multifinalitário Geoprocessado VOLTAR
 
     
 

O Cadastro Técnico Multifinalitário Geoprocessado - CTMG, é entendido como um conjunto de informações georreferenciadas, representados por imagens e dados alfanuméricos, estruturado de forma a disponibilizar conhecimento para atendimento às necessidades de gestão urbana, apoiado em tecnologia de GIS – Geographic  Information System.

 

A implementação do CTM baseada na tecnologia de geoprocessamento vem mostrando resultados de caráter prático, em melhoria qualitativa e quantitativa das informações, além de propiciar aprimoramento nos processos de trabalho nas áreas de tratamento da informação, eliminando redundâncias de atividades e duplicidades de informações.

 

Os conceitos acima conduzem ainda à caracterização do CTMG como sendo:

 

Instrumento de Planejamento

 

Instrumentaliza as atividades de planejamento municipal, mediante o fornecimento de dados necessários ao pleno conhecimento dos diversos aspectos físicos do município. Fornece informações acerca dos aspectos territoriais e sociais relacionados com a infra-estrutura e com os equipamentos urbanos, permitindo soluções mais adequadas às políticas públicas. 

 

Instrumento da Administração Tributária e Financeira

 

Introduz alterações de natureza metodológica nos processos de modo a permitir à Prefeitura a utilização de todo o potencial tributário.

 

Leva a compelir um cadastro adequado, repercutindo este fato direta e positivamente nas finanças municipais, além de criar imagem positiva da administração pública do município.


Sana as eventuais deficiências existentes, mediante a reorganização do sistema de informações cadastrais, alcançando-se os seguintes principais objetivos:

 

    • Facilitação da identificação de contribuintes, de avaliação e de lançamento de tributos;
    • Estabelecimento de sistemática de atualização de dados; 
    • Introdução de métodos de avaliação de imóveis que minimizem a injustiça tributária e que permitam a utilização, pela Prefeitura, de todo o potencial tributário.
 
     
 
TOPO